Escritos Sagrados Bahá'ís em Ebook

Fundada em 1957, a Editora Bahá'í do Brasil tem como seu principal objetivo tornar acessível ao público de língua portuguesa as Escrituras Sagradas da Fé Bahá'í. Publicamos mais de cinco centenas de livros, documentos, textos e materiais audiovisuais que expressam o ensinamento básico da Fé Bahá'í: a unidade do gênero humano. Também, fornecemos materiais de identificação bahá'í. Atualmente são 33 editoras bahá'ís no mundo publicando materiais em mais de 800 línguas e dialetos.

Um leitor não nasce leitor, se faz leitor!

 As pessoas que leem jornais, revistas, livros, blog na internet, aumentam seu vocabulário sem precisar decorar nenhum dicionário. Isso acontece por que mesmo sem perceber elas entram em contato com palavras que talvez até já conhecessem, mas, que nunca usariam normalmente. Depois na hora de redigir uma redação, por exemplo, elas têm mais ideias de palavras para empregar em seu texto.

 Que o hábito da leitura é um grande estímulo à criatividade, imaginação, inteligência, e à capacidade verbal e de concentração das crianças todos nós sabemos, não há nenhum segredo nisso. Também sabemos que os livros deveriam estar presentes no dia-a-dia das crianças, do mesmo modo que seus brinquedos.
É importante ter claro que os livros são importantes, mas o ato de ler, se possível todos os dias, é o que levará as crianças a este cantinho tão gostoso que é a aventura do saber, do conhecer, e do descobrir. Afinal, crianças seguem exemplos, tanto os bons quanto os ruins... Por que não dar um bom exemplo?
 



Além disso, se os pais compartilham o momento da leitura de um livro com os filhos, estarão estabelecendo um laço especial entre eles. O interesse pela leitura deve-se inculcar desde o berço, e tratar com persistência e dedicação, que se converta num hábito. É fundamental para as crianças que aprendam a buscar conhecimentos mediante a leitura desde a mais tenra idade. As crianças devem ouvir estórias o quanto antes possível. Recomenda-se, entretanto, que o façam com disciplina, ou seja, tendo preconcebida uma hora ao dia para fazê-lo. Poderia ser na hora de dormir, ou depois de comer, e longe de qualquer distração.
Não é necessário esperar que uma criança leia para que ela possa ter contato com os livros. Existem livros para todas as idades. Livros só com ilustrações, para que os pais indiquem o nome de cada figura e fazendo com que o bebê repita. Há livros com vocabulários, ou seja, que além da imagem, leva também o nome embaixo dela, para que o bebê vá visualizando as letras e as palavras. E os livros com texto e ilustrações para as crianças que já sabem ler.

Os pais de crianças que ainda não sabem ler devem ler uma ou mais vezes, conforme seus filhos lhes peçam. Não devem limitar seus gostos. Que leiam o que lhes interessam!
Os pais devem valorizar o momento da leitura dos filhos. Valorizar e diversificar os temas falando deles com as crianças.

E quais são os benefícios da leitura para as crianças?
Os benefícios do livro para as crianças são incalculáveis e para toda a vida. Leva a criança a querer ler, a buscar saber, a adentrar-se no mundo da arte, do desenho e da imagem através das ilustrações. Aumenta sua habilidade de escutar, desenvolve seu sentido crítico, aumenta a variedade de experiências, e cria alternativas de diversão e prazer para ela.

A criança aprende a converter facilmente as palavras em ideias, imagina o que não viu e faz com que consiga mergulhar na situação emocional da personagem, provando sensações como o perigo, o mistério... Além disso, a criança aprende valores comuns, a desenvolver consciências, formando critérios, sem contar que a ajuda a escrever e a relacionar-se melhor socialmente.

O interesse pela leitura tem experimentado um crescimento por parte das crianças. E a oferta tem acompanhado essa demanda. As editoras de livros infantis não só aumentaram a quantidade de produtos como também melhoraram sua qualidade. Se dermos um passeio pelas livrarias e bibliotecas infantis, podemos encontrar uma infinidade de livros repletos com as mais curiosas ilustrações, cheios dos temas interessantes.

Seguindo essa tendência na oferta de livros, nota-se também que foram criados espaços de leitura exclusivamente para as crianças nas escolas, bibliotecas, livrarias, etc.
fonte: Revista Nova Escola - Ago/10)


Um comentário:

  1. Excelente artigo, repassando para o Google+1, para 3 comunidades que tenho. Postando nso Blogs. Sonia

    ResponderExcluir