Escritos Sagrados Bahá'ís em Ebook

Fundada em 1957, a Editora Bahá'í do Brasil tem como seu principal objetivo tornar acessível ao público de língua portuguesa as Escrituras Sagradas da Fé Bahá'í. Publicamos mais de cinco centenas de livros, documentos, textos e materiais audiovisuais que expressam o ensinamento básico da Fé Bahá'í: a unidade do gênero humano. Também, fornecemos materiais de identificação bahá'í. Atualmente são 33 editoras bahá'ís no mundo publicando materiais em mais de 800 línguas e dialetos.

A prática do autocontrole por meio do jejum

“Nós vos ordenamos orar e jejuar desde o início da maturidade. É esse o mandamento de Deus, vosso Senhor e Senhor de vossos     antepassados.”                                                                  
                              Bahá’u’lláh, trecho do Kitáb-i-Aqdas sobre o Jejum
O período de jejum é mais que a abstenção de comida e bebida ao longo do dia – entre o nascer e o pôr do sol – é uma forma simbólica de abstenção dos prazeres e dos desejos do ego, é uma prova de disciplina e autocontrole, uma vez que requer desprendimento e sacrifício. É uma analogia aos desafios da vida, que requer as mesmas habilidades ao lidar com os desafios enfrentados ao longo da existência humana.

Durante os 19 dias que antecedem o ano novo bahá’í, o jejum possibilita uma reflexão pessoal e sobre o que cada um pode mudar para se tornar uma pessoa melhor, de forma a contribuir positivamente para a vida em sociedade. Bahá’u’lláh diz que cada hora do jejum está carregada de virtudes especiais dotadas por Deus, e por isso os bahá’ís acreditam que o período é também um momento especial para todos, independente de origem e pensamento.

No dia 20 de março encerra-se o período de jejum, quando o corpo já está preparado para as atividades do ano, que se inicia no dia seguinte.
Desejamos a todos um abençoado e frutífero período de jejum!

Compartilhamos um site sobre o Jejum Bahá’í com um programa devocional para aprofundamento e meditação para este período de 2 a 20 de março:
http://www.bahai.org.br/jejum
Anexamos também um estudo preparado por Feizi Milani, inspirado nas orações reveladas para o Jejum.

O Jejum - Estudo inspirado nas Orações reveladas para esse período...
Fonte: Estudo preparado por Feizi M. Milani

Este estudo concentra-se em 11 orações reveladas especialmente para o período de jejum, assim como nas Epístolas para os Dias Intercalares e para o Naw-Rúz. Todas são de Bahá’u’lláh e encontram-se na 10ª e 11ª edições do livro de Orações (ambas, de 2004).

Cada citação a seguir é identificada com a abreviatura da oração e, em seguida, o número do parágrafo no qual se encontra:
- Epístola dos Dias Intercalares (EDI)
- Orações especiais para o período do jejum (JEJ, numeradas de I a XI)
- Epístola do Naw-Rúz (ENR)

A quem foi ordenado o jejum?
EDI, par. 1  “(...) aproxima-se o jejum que Tua excelsa Pena ordenou fosse observado por todos os que estão no reino da Tua criação.”

JEJ-IV, par. 1 “Estes são os dias em que ordenaste a todos os homens observar o jejum (...).”

JEJ-X, par. 1 “(...) ordenaste que Teus eleitos, Teus amados e Teus servos observassem o jejum (...).”

Para que Deus estabeleceu a lei do jejum? JEJ-IV, par. 1”(...) ordenaste a todos os homens observar o jejum para que, deste modo, purificassem suas almas e se livrassem de tudo, menos do apego a Ti, e assim surgisse de seus corações o que fosse digno da corte da Tua majestade e adequado à sede da revelação da Tua unidade.”
Qual deve ser a motivação de quem jejua?
JEJ-VI, par. 1 “(...) aquele que jejuou por amor a Ti e para Teu agrado ? e não por causa do ego e do desejo, nem movido por medo à Tua ira (...).”

JEJ-II, par. 3 “mandaste a Teus servos observarem o jejum, inteiramente por Teu amor e com pleno desprendimento de tudo, menos de Ti.”

JEJ-IV, par. 2 “Jejuei por amor a Ti e em obediência a Teu mandamento, e quebrei o meu jejum com Teu louvor em meus lábios e de acordo com Tua vontade.”

JEJ-V, par. 1 “(...) de acordo com o beneplácito de Tua vontade, observam durante o dia o jejum por Ti prescrito (...).”

JEJ-XI, par. 1 “Como é grande a bem-aventurança daquele que por amor a Tua beleza e a Teu prazer, reprimiu
os desejos de uma inclinação corrupta e observou os preceitos fixados por Tua pena excelsa!”

ENR, par. 4 “(...) em seu anseio de fazer o que Te apraz.”

Há algum significado especial nos dias do jejum?
JEJ-III, par. 1 “Cada hora destes dias, Tu a tens dotado de uma virtude especial, insondável a todos, menos a Ti (...). A cada alma, também, designaste uma porção dessa virtude (...). E ainda mais, para cada um dos povos e raças da terra, especificaste cada folha desses Livros e Escrituras.”

JEJ-III, par. 3 “Esta é a hora em que descerraste as portas da Tua generosidade ante a face das criaturas, e abriste de par em par os portais da Tua benévola mercê a todos os habitantes do Teu mundo.”

JEJ-III, par. 8 “Esta é a hora, ó meu Senhor, que fizeste superar a todas as horas e a relacionaste aos eleitos dentre Tuas criaturas. Suplico-Te, (...) que ordenes, no decorrer deste ano, o que há de enaltecer os Teus bem-amados. E ainda mais, dentro do presente ano, decreta o que possa tornar luzente e esplendoroso o Sol do Teu poder, (...) e, por Tua soberana grandeza, iluminar o mundo inteiro.”

Como devemos despertar e com que objetivo?
JEJ-III, par. 2 “Para aqueles que Te amam ardentemente, reservaste o cálice da Tua lembrança, a cada amanhecer (...). Estes são os que se inebriam com o vinho da Tua múltipla sabedoria, a tal ponto que abandonam os leitos em seu fervoroso desejo de celebrar Teu louvor e enaltecer Tuas virtudes, fogem do sono, ansiosos de se aproximarem de Tua presença e participarem de Tuas dádivas.”

JEJ-V, par. 1 “(...) se levantam, ao primeiro alvor da manhã, para fazer menção de Teu Nome e celebrar-Te o louvor (...)”

Como devemos quebrar o jejum?
JEJ-VIII, par. 1 “Observamos o jejum de acordo com Tua vontade e o quebramos agora por Teu amor e Teu agrado.”

JEJ-IV, par. 2 “(...) quebrei o meu jejum com Teu louvor em meus lábios e de acordo com Tua vontade.”

Quais são os pedidos especiais que as orações do jejum nos permitem fazer a Deus?
JEJ-XI, par. 2 “(...) suplico-Te que eu seja ajudado a observar o jejum inteiramente por amor a Ti (...). Capacita-me, então, ó meu Deus, para ser contado entre aqueles que aderiram às Tuas leis e
Teus preceitos por Tua causa, tão somente, e com sua vista fixada em Tua face.”

JEJ-IV, par. 1 “Permite, ó meu Senhor, que este jejum se torne um rio de águas vivificadoras e dele provenha a virtude da qual Tu o dotaste. E, por seu meio, purifica os corações de Teus servos (...).”

JEJ-IV, par. 2 “Não consintas, ó meu Senhor, que eu seja contado entre aqueles que jejuaram durante o dia e se prostraram ante a Tua face à noite, mas repudiaram Tua verdade e desacreditaram em Teus sinais, refutando Teu testemunho e pervertendo Tuas palavras.”

JEJ-I, par. 13 “(...) decreta, eu Te suplico, para cada um que a Ti se volve e observa o jejum por Ti prescrito, a recompensa destinada aos que só falam por Tua permissão, e que renunciaram a tudo o que possuíam, por amor a Ti e em Teu caminho.”

ENR, par. 2 “Desde que Tu os ornamentaste, ó meu Senhor, com o adorno do jejum prescrito por Ti, concede-lhes também o adorno de Tua aprovação, através de Tua graça e Teu copioso favor. Pois todos os atos do homem dependem de Tua vontade e estão condicionados a Teu mando.”

JEJ-VII, par. 1 “(...) que aceites o jejum dos que jejuaram por amor a Ti e para Teu agrado, e que cumpriram o que lhes ordenaste em Teus Livros e Tuas Epístolas.”

JEJ-IV, par. 10 “Não deixes os nossos jejuns terminarem com este jejum, ó meu Senhor, nem com este convênio, os convênios que Tu fizeste.”

JEJ-IV, par. 7 “Não me incluas no número dos que lêem Tuas palavras sem poderem discernir Tua dádiva oculta, a qual, segundo Teu decreto, está nelas contida e anima as almas das Tuas criaturas e os corações de Teus servos.”

JEJ-I, par. 10 “(...) que me reveles o que jazia oculto nos relicários do Teu conhecimento e escondido nos santuários da Tua sabedoria.”

JEJ-IV, par. 6 “Faze-me saborear, ó meu Senhor, a doçura divina de Tua lembrança e Teu louvor. Atesto por Tua grandeza! Quem provar sua doçura haverá de se livrar de todo apego ao mundo e a tudo o que nele existe e, purificado da lembrança de qualquer outro senão de Ti, há de volver para Ti a sua face.”

JEJ-III, par. 6 “Dá-nos o poder, assim, ó meu Deus, de vivermos em lembrança de Ti e morrermos em amor a Ti, e concede-nos a dádiva da Tua presença em Teus mundos do além (...).”
JEJ-IV, par. 4 “Imploro-Te, não destruas a minha esperança de atingir o que destinaste a Teus servos volvidos para os recintos de Tua corte e o santuário de Tua presença, os quais observaram o jejum por amor a Ti. Confesso, ó meu Deus, que tudo o que procede de mim é completamente indigno de Tua soberania e inadequado à Tua majestade. E, no entanto, (...) imploro-Te que me faças sorver do vinho de Tua misericórdia e da pura essência do Teu favor (...) para que eu possa de tal modo fixar em Ti meus olhos e me desprender de tudo, menos de Ti, que o mundo e todas as coisas nele criadas me possam figurar como um dia fugaz que Tu nem Te dignaste de criar.”
JEJ-IV, par. 13 “Louvado sejas, ó meu Deus, por nos haveres ajudado a reconhecer e amar a Ele [Bahá’u’lláh]. Suplico-Te (...) que nos dê o poder de O servirmos e obedecermos, de nos tornarmos os esteios de Sua Causa, os que dispersam Seus adversários.”

JEJ-I, par. 12 “(...) que escrevas para mim com Tua excelsa Pena, o que escreveste para Teus fiéis e Teus eleitos.”

JEJ-V, par. 4 “Ordena, ó Senhor, através de Tua pena excelsa, o que imortalize nossas almas no Reino de glória, perpetue nossos nomes em Teu domínio e ampare nossas vidas nos tesouros de Tua proteção e nossos corpos na cidadela de Tua inviolável fortaleza.”

JEJ-IX, par. 1 “Decreta, pois, para os que sofreram adversidades por amor a Ti, a recompensa dos que foram martirizados na senda de Tua aprovação. Ainda mais, ó Senhor, faze descer sobre eles o que lhes alegre os corações, console os olhos e faça suas almas rejubilarem.”

JEJ-VI, par. 2 “Faze, então, que sejam como as mãos de Tua Causa entre Teus servos, e torna-os reveladores de Tua religião e de Teus sinais em meio à humanidade, de tal modo que o mundo inteiro se torne pleno de Tua lembrança e Teu louvor, e de Tuas provas e evidências.”

JEJ-I, par. 14 “(...) que anules os pecados dos que se seguraram às Tuas leis e observaram o que lhes prescreveste em Teu Livro.”
Que elementos há em comum nas orações do jejum?
JEJ-IV, par. 10 “Aceita tudo o que temos feito por amor a Ti e para Teu prazer, e tudo o que deixamos inacabado em conseqüência de nossa sujeição a nossos desejos maus e corruptos.”

JEJ-V, par. 5 “Perdoa-nos, e aos nossos pais e às nossas mães (...). Aceita (...) todas as nossas obras em Teu caminho.”

JEJ-XI, par. 3 “(...) que Te dignes de aceitar, (...) as obras que temos realizado, por muito aquém que estejam da elevação e sublimidade do Teu estado (...).”

JEJ-VIII, par. 1 “Concede, pois, Teu perdão a todos nós e aos nossos antepassados, e a todos os que acreditaram em Ti e em Teus poderosos sinais nesta mais sublime, nesta mais gloriosa Revelação.”

JEJ-II, par. 2 “Destina-me, e a meus bem-amados, os benefícios deste mundo e do vindouro. Concede-lhes, então, a Dádiva Oculta que destinaste aos eleitos dentre Tuas criaturas.”
Existe alguma relação entre o jejum e o Naw-Rúz?
ENR, par. 1 “Louvado sejas, ó meu Deus, por haveres ordenado o Naw-Rúz como um festival para aqueles que observaram o jejum por amor a Ti e se abstiveram de tudo o que Tu desaprovas.”

Alguns detalhes:

· JEJ-VI é especial para o primeiro dia de jejum.
· JEJ-VIII é para o momento de quebrar o jejum.
· Tanto a EDI quanto a ENR giram em torno do jejum.
· Os parágrafos 11 e 12 de JEJ-IV revelam a posição do Báb e fazem referência à posição de Bahá’u’lláh.

Nenhum comentário:

Postar um comentário