Escritos Sagrados Bahá'ís em Ebook

Fundada em 1957, a Editora Bahá'í do Brasil tem como seu principal objetivo tornar acessível ao público de língua portuguesa as Escrituras Sagradas da Fé Bahá'í. Publicamos mais de cinco centenas de livros, documentos, textos e materiais audiovisuais que expressam o ensinamento básico da Fé Bahá'í: a unidade do gênero humano. Também, fornecemos materiais de identificação bahá'í. Atualmente são 33 editoras bahá'ís no mundo publicando materiais em mais de 800 línguas e dialetos.

Cultivando o Hábito da Leitura


A Editora Bahá’í oferece dicas de como estimular crianças e adultos a ler mais e com mais prazer
 




Aos pais é designada a missão de educar suas crianças e transmitir os valores, as leis espirituais e a instrução de seus filhos. Entretanto, a comunidade também exerce um papel importante neste sentido, e torna-se uma influência poderosa na construção dos hábitos de seus membros principalmente as crianças, que aprendem muito pela observação e vivência.

  Todos já passamos por situações incômodas em que as crianças, inquietas, se aborrecem durante a longa programação que foi preparada com foco nos adultos. Devemos nos lembrar de que as crianças já nascem assim: naturalmente curiosas e cheias de energia e disposição, e são estas as características que as levam a descobrir como o mundo funciona. Para ajudar nossos pequeninos a desenvolver bons hábitos, uma boa alternativa é o estímulo a atividades que despertam a criatividade e o desenvolvimento intelectual.


Criar um “Cantinho da Leitura para Crianças” é uma maneira interessante de auxiliá-las a liberar esta energia criativa e descobrir o maravilhoso e encantador mundo dos livros enquanto os adultos estão participando de suas atividades. Tudo o que se precisa para isso é um espaço físico, que pode ser uma sala ou outra área designada para esta finalidade e um conjunto de materiais, como exemplares de livros e revistas bahá’ís adequados a esta faixa-etária, papel e giz de cera para colorir.

Se a comunidade dispõe de um pouco mais de recursos pode-se acrescentar a este acervo infantil alguns videolivros e CDs de música. Os resultados serão ainda melhores se as crianças forem acompanhadas de um adulto ou alguns pré-jovens que direcionem as atividades.

Vejam a seguir outras dicas de como a iniciativa individual ou institucional podem ajudar na transformação dos membros da comunidade em relação à leitura e aprofundamento dos Escritos Sagrados:

• Garanta espaços nas reuniões para a divulgação dos títulos bahá’ís e lançamentos;

• Incentive sua Assembleia Local a montar uma biblioteca bahá’í, onde toda comunidade poderá ter acesso aos Escritos Sagrados e emprestar os livros, semelhante à política de uma biblioteca convencional. Peça apoio dos amigos bahá’ís da comunidade com a doação de livros;

• Se sua comunidade já tem uma biblioteca, aumente seu acervo. Realize uma campanha de arrecadação de livros bahá’ís;

• Organize, uma vez por mês, rodas de histórias para crianças e adultos sobre a vida da Família Sagrada e sobre as Letras da Vida. Atraia os leitores para o contato com os livros, sentando-se junto com eles, acompanhando suas reações, criando laços de amizade e estabelecendo um processo de interação e envolvimento mútuo;
 • Promova a leitura dramática das histórias e a realização de peças teatrais; 

• Reúna os bahá’ís e faça uma doação para instituições públicas: bibliotecas municipais, universidades e escolas, onde toda a comunidade tenha acesso à literatura bahá’í, por meio de empréstimo.


Colabore para disseminar a cultura de bons leitores bahá’ís, abrangendo todas as idades. Seja um agente transformador, influencie positivamente os amigos a se interessarem pela literatura bahá’í: a Palavra Criativa alimenta o espírito e nos inspira para melhor servir à Causa de Deus.


Para compartilhar sua experiência sobre este assunto ou para obter mais informações acerca da literatura disponível em língua portuguesa, entre em contato com a Editora Bahá’í do Brasil pelo endereço eletrônico dmd@editorabahaibrasil.com.br ou pela página www.editorabahaibrasil.com.br .

Nenhum comentário:

Postar um comentário