Aos pais é designada a missão de educar suas crianças e transmitir os valores, as leis espirituais e a instrução de seus filhos. Entretanto, a comunidade também exerce um papel importante neste sentido, e torna-se uma influência poderosa na construção dos hábitos de seus membros principalmente as crianças, que aprendem muito pela observação e vivência.
Todos já passamos por situações incômodas em que as crianças, inquietas, se aborrecem durante a longa programação que foi preparada com foco nos adultos. Devemos nos lembrar de que as crianças já nascem assim: naturalmente curiosas e cheias de energia e disposição, e são estas as características que as levam a descobrir como o mundo funciona. Para ajudar nossos pequeninos a desenvolver bons hábitos, uma boa alternativa é o estímulo a atividades que despertam a criatividade e o desenvolvimento intelectual.

Se a comunidade dispõe de um pouco mais de recursos pode-se acrescentar a este acervo infantil alguns videolivros e CDs de música. Os resultados serão ainda melhores se as crianças forem acompanhadas de um adulto ou alguns pré-jovens que direcionem as atividades.
Vejam a seguir outras dicas de como a iniciativa individual ou institucional podem ajudar na transformação dos membros da comunidade em relação à leitura e aprofundamento dos Escritos Sagrados:
• Garanta espaços nas reuniões para a divulgação dos títulos bahá’ís e lançamentos;
• Incentive sua Assembleia Local a montar uma biblioteca bahá’í, onde toda comunidade poderá ter acesso aos Escritos Sagrados e emprestar os livros, semelhante à política de uma biblioteca convencional. Peça apoio dos amigos bahá’ís da comunidade com a doação de livros;
• Se sua comunidade já tem uma biblioteca, aumente seu acervo. Realize uma campanha de arrecadação de livros bahá’ís;

• Promova a leitura dramática das histórias e a realização de peças teatrais;
• Reúna os bahá’ís e faça uma doação para instituições públicas: bibliotecas municipais, universidades e escolas, onde toda a comunidade tenha acesso à literatura bahá’í, por meio de empréstimo.

Colabore para disseminar a cultura de bons leitores bahá’ís, abrangendo todas as idades. Seja um agente transformador, influencie positivamente os amigos a se interessarem pela literatura bahá’í: a Palavra Criativa alimenta o espírito e nos inspira para melhor servir à Causa de Deus.
Para compartilhar sua experiência sobre este assunto ou para obter mais informações acerca da literatura disponível em língua portuguesa, entre em contato com a Editora Bahá’í do Brasil pelo endereço eletrônico dmd@editorabahaibrasil.com.br ou pela página www.editorabahaibrasil.com.br .
Nenhum comentário:
Postar um comentário