Escritos Sagrados Bahá'ís em Ebook

Fundada em 1957, a Editora Bahá'í do Brasil tem como seu principal objetivo tornar acessível ao público de língua portuguesa as Escrituras Sagradas da Fé Bahá'í. Publicamos mais de cinco centenas de livros, documentos, textos e materiais audiovisuais que expressam o ensinamento básico da Fé Bahá'í: a unidade do gênero humano. Também, fornecemos materiais de identificação bahá'í. Atualmente são 33 editoras bahá'ís no mundo publicando materiais em mais de 800 línguas e dialetos.

Encontro com Bill Clinton


10 de agosto de 2011


Fui convidada pelo ex-presidente americano Bill Clinton para participar de um grupo com 80 lideranças da paz de diversos países, para juntos elaborarmos um projeto para uma cultura de paz no mundo.


O encontro aconteceu em Nova York e haviam pessoas da Ásia: Japão, China, Tailândia, Coréia e Índia. Do Oriente Médio: Israel, Egito e Marrocos. Do continente africano: África do Sul, Moçambique, Angola e Guiné Equatorial. Da Europa: Inglaterra, Escócia, Irlanda, França, Alemanha, Holanda, Itália, Turquia, Dinamarca, Suiça, Suécia, Espanha, Grécia e República Tcheca. Do continente americano: Brasil, México, Costa Rica, Estados Unidos e Canadá.

O que fez meu coração se acelerar e minha alma cantar de alegria foi a oportunidade de ouvir o que essas pessoas, quase anônimas, através de uma rede de voluntários, estão fazendo pela paz no mundo. Uma coisa que me chamou muito a atenção foi perceber o quanto nossas dificuldades e sonhos se assemelham.

Falou-se naturalmente na falta de recursos e na forma quase milagrosa de dar conta dos desafios. Era consenso que todos os projetos recebiam uma ajuda que estava além da capacidade do grupo ou que pudesse ser explicada de forma tangível. Cada um na sua crença, religião (tínhamos representantes de múltiplas práticas religiosas), sistema de valores e forma de operar, tínhamos todos a convicção que havia uma sustentação intangível, sutil, que nos proporcionava condições de fazer acontecer mesmo quando a probabilidade era nula.

Essa reunião foi a primeira de uma série que ocorrerão por dois anos, que é o prazo para nosso grupo terminar a elaboração de um programa global de cultura de paz. A Fundação Bill Clinton, sob comando e inspiração de seu fundador, concebeu a Clinton Global Initiative, um conjunto de quatro grandes projetos globais: cultura de paz, que nosso grupo será responsável; sustentabilidade e meio ambiente; mediação em zonas de conflito e apoio a refugiados de guerra; e prevenção e cuidados para crianças vítimas de violência.

Todos os grupos são formados por ativistas nestas áreas e coordenados pessoalmente por Bill Clinton, com uma equipe de suporte profissional e muito competente. Isso me dá muito entusiasmo e a esperança de que agora chegamos a um novo patamar de realidade. A partir do plano a fundação vai buscar com parceiros os recursos para colocar o programa em prática e fazer com que o maior número de pessoas no mundo possa se beneficiar dos conteúdos e das atividades que estamos concebendo.

Neste primeiro encontro experimentei na prática a visão de Bahá’ú’lláh, o fundador da Fé Baháí: “O planeta é uma só nação e todos os seres humanos são seus cidadãos.” Me senti, verdadeiramente, uma cidadã do mundo, percebi os desafios de cada povo como o meu próprio e compartilhei dos sonhos e esperanças como aqueles que eu mesma elegeria para conduzir a vida. Todos nos sentimos assim e diria que este é o primeiro e decisivo passo para orquestrarmos juntos uma nova humanidade.




Dulce Magalhães
Educadora, Pesquisadora, Escritora e Palestrante.
Ph.D. em Filosofia pela Universidade Columbia (USA), Mestre em Comunicação Empresarial pela Universidade de Londres (Inglaterra), Pós Graduada em Marketing pela ESPM-SP, Especialização em Educação de Adultos pelas Universidades de Roma (Itália) e Oxford (Inglaterra), Representante Brasileira no Seminário de Cultura e Comunicação da Unesco - USA. 
Autora de Livros como o Manual da Disciplina para Indisciplinados, dentre outros.
Eleita umas das 100 Lideranças da Paz no Mundo pela Geneve for Peace Foundation. Recebeu o título de Embaixadora da Paz pelo Programa Mil Milênios de Paz no Senado Argentino. Integra o Cômite de 80 lideranças da paz coordenado pelo ex-presidente americano Bill Clinton para elaboração de um programa global de cultura de paz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário