Escritos Sagrados Bahá'ís em Ebook

Fundada em 1957, a Editora Bahá'í do Brasil tem como seu principal objetivo tornar acessível ao público de língua portuguesa as Escrituras Sagradas da Fé Bahá'í. Publicamos mais de cinco centenas de livros, documentos, textos e materiais audiovisuais que expressam o ensinamento básico da Fé Bahá'í: a unidade do gênero humano. Também, fornecemos materiais de identificação bahá'í. Atualmente são 33 editoras bahá'ís no mundo publicando materiais em mais de 800 línguas e dialetos.

As Festividades Bahá’ís

O calendário bahá’í nos brinda com diversos eventos festivos como a Festa de Naw-Rúz que se aproxima e o Festival do Ridván, Aniversários, Dias Intercalares.

Estas datas devem ser comemoradas festivamente, mas algumas delas nos exigem também estarmos atentos à solenidade, ao espírito de gratidão e reverência a que estão intrinsecamente imbuídas.
 
Assim, devemos nos preparar em todos os aspectos para a celebração dos Dias Sagrados da Fé, e como o próprio nome sugere, sempre nos lembrarmos da Santidade e também do Sacrifício a que foram expostas as Manifestações Gêmeas. Então com os pensamentos voltados a Eles organizar com esmero, dedicação e amor, todos os preparativos envolvidos às comemorações dos Dias Sagrados.


Santuário do Báb














Interessante ainda é termos em mente que a Abençoada Beleza, Bahá’u’lláh, prezava a ordem e a beleza em todas as coisas e, voltarmos nossos pensamentos ao Mestre, ‘Abdu’l-Bahá, e ao Guardião da Fé, Shoghi Effendi. Eles, com que esmero e meticulosidade planejavam cada detalhe, para ponderem render louvor e gratidão ao Bem Amado dos Mundos e a Sua Santidade, O Báb.

Santuário de Bahá'u'lláh

  













Passamos recentemente pelo Ayyám-i-Há ou Dias Intercalares, de 26 de fevereiro a 1º de março, dias de preparação para o Jejum – dias em que a hospitalidade, caridade, troca de presentes são encorajados entre os bahá’ís, seus familiares e amigos. Também é quando exercitamos um pouco as qualidades de amor, alegria e serviço à humanidade e agora no período do jejum estamos exercitando o desapego, a obediência, a confiança em Deus, e nos voltando mais à reflexão e meditação tanto das Escrituras Sagradas como examinando melhor a nós mesmos, nossas ações, aspirações em preparação ao novo ano que chega para renovar nossas esperanças e fé.
  
Jonh E. Esslemont, médico inglês e famoso escritor bahá’í, falecido em 1925, escreve sobre o calendário bahá’í e suas festividades no livro “Bahá’u’lláh e a Nova Era” e inclui parte de uma palestra do Mestre sobre a Festa de Naw-Rúz - data em que, brevemente, todos os bahá’ís no mundo inteiro estarão festivamente celebrando.  

Trecho do livro, páginas 196 a 197: 
A alegria essencial da religião bahá’í exprime-se em numerosas festas e dias sagrados no decorrer do ano.
Numa palestra sobre a Festa do Naw-Rúz, em Alexandria, Egito, em 1912, ‘Abdu’l-Bahá disse: 
            De acordo com as sagradas leis de Deus, em cada ciclo e dispensação há festas sacras, dias santos e dias de descanso. Em tais dias toda espécie de ocupação – comércio, indústria, agricultura, etc. – deve ser suspensa.
            Juntos, todos devem regozijar-se, realizando reuniões gerais e tornando-se como uma só assembleia, de modo que a união, a unidade e harmonia nacionais possam ser demonstradas aos olhos de todos.
            Uma vez que se trata de um dia abençoado, não se deve negligenciá-lo, nem se privar de seus benefícios, dedicando-o ao mero prazer...

As Festas de Naw-Rúz (Ano Novo) e Ridván, o aniversário natalício do Báb (que é também aniversário natalício de ‘Abdu’l-Bahá), são os dias de imensa alegria do ano para os bahá’ís. No Irã são comemorados com a realização de piqueniques ou reuniões festivas, em que há músicas, entoação de versículos e Epístolas, e pequenos discursos apropriados à ocasião oferecidos por aqueles presentes. Os dias intercalares entre o décimo oitavo e o décimo nono mês (isto é, 26 de fevereiro a 1º de março) são especialmente dedicados à hospitalidade, à distribuição de presentes, auxílio aos pobres e doentes, etc.

 Os aniversários do martírio do Báb e da ascensão de Bahá’u’lláh e de ‘Abdu’l-Bahá são celebrados com solenidade, através de reuniões e discursos apropriados, e a entoação de preces e Epístolas.

 Que as próximas festividades sejam momentos de muito júbilo e celebradas com amor, unidade, cordialidade e sirvam para estreitar os laços de amizade entre os bahá’ís, seus familiares e amigos.  Comemoremos estas datas com o coração repleto de alegria e nossas mentes voltadas à grandiosidade da Revelação desta Causa!
vista do 19º Terraço


Fonte: Texto de Ana Maria Monteiro Vieira
Coordenadora Nacional dos Promotores de Literatura Bahá’í

Nenhum comentário:

Postar um comentário